Não existem dúvidas: crise é sinónimo de retração econômica e é normal que a insegurança surja no momento de abrir cordões à bolsa para investir. No entanto, as crises podem constituir cenários bastante interessantes para alguns setores. É fundamental conhecer profundamente o motivo da crise, setores mais afetados e novas necessidades criadas num contexto no qual já não se gasta dinheiro, sem pensar no amanhã. Empreender num cenário de crise pode ser um jogo interessante de criatividade, superação e muito planejamento. Contudo, os resultados que daí podem advir podem ser realmente incríveis.
Não há que enganar: a crise altera comportamento, hábitos e até a conduta de quem consome o que quer que seja. Estando a falar do cliente físico ou de uma grande multinacional, o fato é que “mudam-se os tempos, mudam-se as vontade.” Se a sua startup estava pronta para arrancar e ocorreu uma compressão do mercado devido à crise, pode ser que você precise parar um pouco e analisar a situação. Muitas vezes, pequenas mudanças na estratégia traçada, podem ter um grande impacto no retorno futuro. É comum, alguns negócios em início de atividade, experimentarem um fracasso rápido, por falta de conhecimento comportamental do seu cliente alvo. Não adianta culpar o governo pelos seus insucessos, se não houve, sequer, a preocupação de estudar a fundo o consumidor do seu serviço ou produto. Empreender num cenário de crise exige trabalho, muito foco e elevada atenção.
Nada melhor do que um exemplo para ilustrar a situação. Numa cidade do interior, o negócio do Antônio, na área automóvel, prosperava. Como isso é possível? – pergunta você. Simples: Antônio, que reunia 30 anos de experiência com venda de carros, percebeu que o consumidor não estava mais trocando de carro e investiu numa garagem de reparos e manutenção automóvel. O seu faturamento subiu 200%. Antônio analisou o seu cliente, entendeu que, apesar de não comprar mais carros, ele ainda precisava se locomover e que, em crise, o melhor mesmo é arrumar o mais antigo, gastando menos. Aproveitou a sua experiência no ramo automóvel e fez o seu empreendimento prosperar. Empreender num cenário de crise é possível se mudarmos a realidade em função daquilo que é útil para o mercado.
Em épocas de retração econômica é comum que a política decida implementar algumas medidas que facilitem a vida do empreendedor. Normalmente, ajustes em processos burocráticos de abertura e constituição de empresas e incentivos à implementação de novas ideias, são conduzidos pelos governos em vigência. Facilidades em processos de fecho também são comuns, bem como ajudas no que toca a contabilidade e manutenção do empreendimento.
Fique atento e acima de tudo: se informe!
Empreender num cenário de crise é um verdadeiro desafio, mas com o eixo devidamente alinhado, a magia pode acontecer.
E você ainda acha que não é possível empreender num cenário de crise?
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