Mentoria Empresarial e Coaching Executivo – descubra as diferenças!
26 de novembro de 2020
Projeto Mentoria Contínua – Definindo Visão e estratégia
26 de novembro de 2020
Exibir tudo

Projeto Mentoria Contínua – Definindo Missão e Valores

Você tem um produto ou serviço pronto para ser comercializado e a sua startup está praticamente pronta a arrancar. Você, provavelmente, está iniciando uma fase de procura por investidores e tudo parece fluir de acordo com o que idealizou! Contudo, parece estar faltando algo e você não está encontrando uma forma de se definir em pleno. Possivelmente, a sua startup ainda não está totalmente elucidada quanto à sua missão e valores. A definição de missão pode parecer algo muito simples e possível de resumir em apenas uma frase. Contudo, essa será uma das máximas mais importantes da sua startup. Será o seu fio condutor e o seu apoio nos momentos mais difíceis. É a partir dela que você concebe a sua visão do futuro. No entanto, igualmente importante é a definição dos valores. São eles que definirão os princípios de atuação, rumo à concepção de uma estratégia. Então fica bastante claro: é essencial que os seus valores e missão sejam claros!

 

Missão é a razão de ser da organização

Afinal qual o motivo de minha startup existir? Onde nos posicionamos internamente? Qual o propósito da nossa fundação? A definição de missão da sua startup irá definir o seu negócio em uma única proposição. Definindo a missão, a sua startup fica colocada na sociedade e as suas responsabilidades e aspirações se tornam públicas. Dessa forma, você se posiciona no mercado em termos de produto. Através da definição de missão, o seu cliente fica a conhecer claramente a necessidade que você pode atender.

Quando a sua startup tem um startup verdadeiro, no que toca ao seu propósito, a alma do seu negócio se torna do conhecimento geral e isso revela determinação e perseverança. A definição de missão se torna tão importante, porque ela acompanhará o seu percurso ao longo dos seus anos de existência enquanto instituição. Não obstante, isso não significa que ela não possa sofrer ajustes ao longo do tempo. Adaptações são cruciais para atender às dinâmicas do mercado, sendo que a base sempre permanecerá inalterada.

 

Valores são os princípios que irão reger o percurso empresarial

Depois que a sua missão foi definida, você precisa entender quais os valores sob os quais a sua trajetória irá assentar. Definir valores, marcará as suas vivências diárias, práticas com funcionários e clientes. Na verdade, os valores da sua startup definirão o modo de atividade da sua instituição. Definir valores, obriga a que, em qualquer situação, a sua ética e honestidade não possam ser abaladas. Os valores são o código genético da sua startup e, como tal, guiarão todo o caminho que será necessário percorrer até alcançar a sua missão e seus objetivos e metas intermédios.

Nunca desmereça o valor de definir missão e valores! O estabelecimento das suas escolhas guiará cada passo da sua startup e amplia a confiança em você, na sua organização e aqueles que a você se juntarem. Trabalhar e sonhar tendo um fio condutor que guia os seus passos, ajudá-lo-á a nunca se esquecer do motivo pelo qual tudo faz sentido.

Ainda ficou com dúvidas em relação à definição de missão e valores?

Deixe o seu comentário!