Um mentor pode fazer toda a diferença
1 de setembro de 2016
Ei mentor, você pode melhorar!
3 de setembro de 2016
Exibir tudo

Não busque por um mentor amigo

Procurar um mentor para o seu negócio não é tarefa fácil. Existem muitas variáveis a ser consideradas e você precisa ser assertivo nessa decisão. Um mentor não é algo que você mude consoante a maré e sim alguém que estará ao seu lado para o que der e vier. O mentor para o seu negócio é alguém que o acompanhará durante um longo período de tempo e vocês terão que desenvolver uma relação próxima. Dessa forma, é inevitável pensar que talvez procurar um amigo que reúna a experiência necessária seja uma opção viável. No entanto, esse pensamento não poderia estar mais errado. Um mentor é alguém que irá ajudá-lo a manter o foco na sua startup, ao mesmo tempo que fornece suporte na orientação de produtos e clientes. Escolher um amigo para ocupar essa posição pode trazer-lhe alguns dissabores, uma vez que, querendo ou não, o fator emocional sempre estará presente. Você está começando agora, mas com certeza sabe que sentimentos e negócios devem ser mantidos bem afastados.

Ao procurar um mentor para o seu negócio assegure que ele já demonstrou resultados na área de atuação da sua startup

Se você procura um mentor para o seu negócio e acha que encontrou a pessoa certa, um dos primeiros questionamentos que você deve ter é: “Porque ele quer ser meu mentor?” Se a resposta que surgir envolver questões de amizade, o melhor é você reconsiderar. É certo que um mentor deverá ter as melhores intenções ao querer orientá-lo. No entanto, isso deverá acontecer porque você é competente, perseverante e tem de fato uma boa perspectiva de negócio. É nessa base de crescimento conjunto que a relação deverá ser construída e não porque simplesmente o seu mentor gosta de você. Em todo o caso tome cuidado com a escolha do mentor para o seu negócio. Ter experiência não significa ego inflado. Querer crescer em conjunto é muito diferente de ser oportunista. Fique atento e escolha em consciência.

 

Um mentor não o conduz a soluções, apenas mostra quais os caminhos possíveis

Nas relações de amizade é comum cair no erro de apresentar soluções para os problemas dos nossos amigos. Mesmo sendo uma atitude pouco acertada, o amor vence tudo e se o afeto for sincero no final tudo dará certo. No caso da sua vida profissional e quando você deseja empreender, você tem que ser um desbravador e obrigatoriamente responsabilizar-se por suas atitudes. Seu mentor sempre será um parceiro e não um ombro onde chorar as suas mágoas.

Se você ainda ficou com alguma dúvida de como procurar um bom mentor para o seu negócio deixe o seu comentário.