Projeto Mentoria Contínua – É seguro empreender num cenário de crise?
26 de novembro de 2020
Projeto Mentoria Contínua – Definindo Missão e Valores
26 de novembro de 2020
Exibir tudo

Mentoria Empresarial e Coaching Executivo – descubra as diferenças!

É fato: qualquer empresa quer ter sucesso! O foco de qualquer empreendimento, quer seja uma companhia já consolidada, quer seja uma startup, deve sempre visar a excelência dos serviços prestados. Se o cliente não encontrar uma mais valia no produto apresentado ou no atendimento, depressa ele procurará um concorrente que lhe dê o que ele procura. Nesse sentido é fundamental que diretores, gestores e funcionários em geral, estejam bem cientes do seu propósito. Por esse motivo, a procura por mentoria e coaching é cada vez mais uma realidade do dia-a-dia. Normalmente, quem procura esse tipo de encaminhando não sabe exatamente por que as coisas não estão correndo de acordo com o esperado. Na maior parte das vezes a conclusão a que chegam é que o problema é bem diferente daquilo que elas imaginam: falta de autoconhecimento. Mentoria e coaching podem auxiliar bastante na busca pela percepção e identidade profissional e da instituição. No entanto, o tipo de profissionais a oferecer, um e outro serviço, são bastante distintos e é fundamental conhecer as diferenças dos dois processos, para poder tirar o máximo partido de cada um deles. Confira algumas diferenças em mentoria e coaching e descubra tudo o que eles podem fazer por você e pela sua empresa.

 

1. A mentoria oferece respostas sob a forma de diferentes opções. O coaching não dá respostas, apenas faz questionamentos.

Essa é, sem dúvida, uma das diferenças mais marcantes entre mentoria e coaching. O coach coloca-se lado a lado com o coachee (cliente) e começa uma trilha de questionamentos que visam a auto resposta. Quer isso dizer que o coach não oferece soluções. Na verdade, através das suas ferramentas profissionais específicas, ele promove o autoconhecimento, através de busca individualizada e introspetiva sem intervenção ou opinião. No caso do mentoring é um pouco diferente. O mentor analisa a situação organizacional e o enquadramento e ações dos vários profissionais na empresa. Ele oferece uma lista de opções que podem ser tomadas com vista à melhoria.

 

2. O mentor é um profissional experiente do setor de atuação da organização. O coach é um profissional de qualquer área, com formação específica em Coaching.

Quando falamos em mentoria e coaching essa é uma das características que mais salta à vista. O mentor é um especialista na área de ação da empresa. Ele é contratado para fazer uso da experiência no mercado, ajudando a direcionar esforços para caminhos mais assertivos. O coach é um profissional de qualquer domínio, preferencialmente com alguma experiência organizacional, mas que apenas deverá possuir conhecimentos profundos sobre ferramentas e metodologias de coaching, de modo a conduzir o coachee para o auto questionamento e desenvolvimento.
Surge a questão? Qual dos processos é mais adequado à evolução e aperfeiçoamento da minha organização: mentoria ou coaching? A resposta é: os dois. A complementaridade é a chave do sucesso e em conjunto eles permitirão obter resultados surpreendentes. Não deixe nunca de procurar especialista credenciados, com referências e resultados já obtidos.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre as diferenças entre mentoria e coaching?

Deixe o seu comentário!