Site oferece mais de 220 mil bolsas de estudos em faculdades paulistas
27 de junho de 2017
Capacitação gerencial em Sete Lagoas
29 de junho de 2017
Exibir tudo

Empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação são anunciadas pela CNI e o Sebrae

As 19 empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017 foram anunciadas na noite desta segunda-feira (26), em solenidade realizada em São Paulo. Os projetos foram reconhecidos como referências nacionais no desenvolvimento de inovação. O estado de São Paulo foi o que mais teve empresas premiadas, com cinco projetos. Na sequência, aparecem o Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (4), Bahia (2), Amazonas (1), Goiás (1), Rio de Janeiro (1) e Minas Gerais (1).

A iniciativa, capitaneada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae), destinou às empresas ganhadoras um total de R$ 900 mil pré-aprovados no Edital de Inovação para a Indústria. Este ano houve recorde de inscrições. Participaram da premiação 3.987 empresas, das quais 34 chegaram à última etapa.

O vice-presidente da CNI Paulo Afonso Ferreira destacou a importância da inovação para o desenvolvimento econômico do país. “Com o espírito inovador incorporado daremos mais um passo decisivo para o aumento da competitividade e da produtividade da economia nacional”, discursou. Ele acrescentou que o Prêmio Nacional de Inovação é, também, inovador. “Trata-se da única premiação desse tipo que envia um Relatório de Avaliação desenvolvido especialmente para cada empresa inscrita, apresentando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria.

Para o diretor-presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, o prêmio chega em uma boa hora. “Nesse momento em que o país enfrenta tantas notícias negativas, essa premiação representa um momento de renovação e comprova que o Brasil está muito vivo e com vontade de inovar. O Prêmio Nacional de Inovação significa um incentivo, uma abertura das portas da esperança de um país maior e melhor”, comentou Afif.

MODALIDADES – O prêmio foi dividido em quatro modalidades: micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI); micro e pequenas empresas; médias empresas; e grandes empresas. Cada modalidade destinou uma premiação para as categorias inovação do produto, inovação do processo, inovação em marketing, inovação organizacional e gestão da inovação.

O diretor-presidente da Ambiente Verde (RS), Alberto Wanner, ressaltou a importância de conquistar o prêmio de inovação em produto entre as médias empresas. “Para a Ambiente Verde, é muito importante por ter nascido em um segmento que ainda é pobre no Brasil, que é o setor de calçados, que ainda inova muito pouco. A gente compete com mercados em que a mão de obra não é tão sobretaxada, como os asiáticos. Não há como descrever a imensidão que a conquista desse prêmio representa para nós”, afirmou. A empresa, que se destaca no mercado de palmilhas com utilização de materiais ecológicos, já exporta para o Peru, Equador e Argentina.

“Inovar em pequenas empresas não é fácil. É preciso apelar para a criatividade. Foi assim que iniciamos o nosso trabalho”, disse a presidente da Biotechnos (RS), Márcia Werle. A empresa foi a vencedora de inovação em marketing entre as micro ou pequenas empresas ALI e ganhou destaque a partir do uso do biodiesel nos geradores dos palcos usados pelo Papa Francisco na visita que fez ao Brasil, em 2013. Com pequeno investimento em comunicação, alcançou expressiva visibilidade e mídia positiva espontânea.

Os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação foram selecionados a partir das escolhas de uma banca de juízes composta por representantes da CNI e do Sebrae e dos parceiros institucionais do prêmio: Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Confira as vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017:

Grande empresa

Vencedoras

PRODUTO – WHIRPOOL (SC)

PROCESSO –  MRV (MG)

MARKETING – CERÂMICA PORTOBELLO (SC)

ORGANIZACIONAL – NATURA (SP)

GESTÃO DA INOVAÇÃO – ENEL (RJ)

Média empresa

Vencedoras

PRODUTO – AMBIENTE VERDE (RS)

PROCESSO – TOCTAO ENGENHARIA (GO)

MARKETING –  BIOTECNO INDÚSTRIA E COMÉRCIO (RS)

ORGANIZACIONAL – Não houve finalistas

GESTÃO DA INOVAÇÃO – BMD (BA)

Micro ou pequena empresa

Vencedoras

PRODUTO – FORNARI (SC)

PROCESSO – HABITAR (SP)

MARKETING –  PHARMAKOS D’AMAZÔNIA (AM)

ORGANIZACIONAL – ENGPISO (BA)

GESTÃO DA INOVAÇÃO – FORNARI (SC)

Micro ou pequena empresa ALI

Vencedoras

PRODUTO – MONTREL TECNOLOGIA (SP)

PROCESSO – PLAY PARK (SP)

MARKETING –  BIOTECHNOS (RS)

ORGANIZACIONAL – Q2 PRODUTOS MÉDICOS E ODONTOLÓGICOS (SP)

GESTÃO DA INOVAÇÃO – SIMBIOS (RS)

Fonte: https://goo.gl/PGirXk