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Empreendedorismo jovem ganha força nas universidades federais do Triângulo Mineiro

Pouco mais de um ano desde que as empresas juniores passaram a ser regulamentadas no Brasil, os núcleos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) seguem otimistas com os rumos do empreendedorismo jovem na região. As estatísticas mostram crescimento na adesão e são reflexo do estímulo que a modalidade passou a receber a partir da lei federal sancionada em abril do ano passado.

Na UFU, por exemplo, o número de empresas juniores aumentou 11,5% em relação ao ano passado. Segundo o presidente do Núcleo ( NEJ UFU), Guilherme Henrique Gomes, atualmente existem 29 empresas ligadas à universidade, destas, 19 são filiadas ao núcleo.

Os núcleos de empresas juniores servem como suporte às empresas e dão suporte e orientação aos jovens quanto à criação, documentação e regularização do negócio.

Como a empresa júnior está vinculada a instituições de ensino superior, ela possibilita ao empreendedor experiência profissional e a possibilidade de oferecer preços mais acessíveis aos praticados pelo mercado.

“O valor do serviço sai, em média, 50% mais barato para o empresário e com a mesma qualidade. Esse preço se deve ao fato de se tratar de empresa sem fins lucrativos e de profissionais que não são assalariados. Os custos são apenas para capacitar os membros e pagar taxas”, explicou Guilherme.

Melhor escolha

O estudante do 8º período de Administração da UFU, Tiago Moraes Mariano, integra o quadro da empresa júnior Apoio Consultoria há cerca de um ano e cinco meses. A empresa fundada em 1993 oferece consultoria em gestão empresarial nas áreas estratégicas, finanças, marketing e recursos humanos para empresas e empreendedores em geral.

Faturamento X Expansão

Outro núcleo expressivo da região é o da UFTM em Uberaba. Segundo os dados divulgados pelo Núcleo das Empresas Juniores (Centri), há 14 empresas na universidade e mais de 250 empresários jovens envolvidos ao segmento.

Ao longo de 2016, o faturamento das empresas foi de R$ 25 mil com a realização de 36 projetos enquanto que, no primeiro semestre deste ano, os números subiram para R$ 27 mil, representando crescimento de 8% na receita.

Outra característica do último semestre é que foram criadas quatro novas empresas a partir das faculdades de Geografia, Letras, Fisioterapia e Agronomia, no campus Iturama. A expectativa do Centri para este segundo semestre e a criação de mais três empresas juniores da UFTM e a federação de outras já existentes junto Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg), contribuindo ainda mais para o desenvolvimento dessas empresas.