InovAtiva Brasil divulga as 132 startups finalistas
21 de junho de 2017
O impacto da nova economia nos pequenos negócios
23 de junho de 2017
Exibir tudo

DMais Design e as tendências do setor

A quarta edição do DMais Design vai mostrar durante os próximos sete dias as tendências do setor. O festival inaugurado hoje, 19/06, no BH Shopping terá cerca de 100 eventos ligados ao design de produtos, de interiores, da moda, das joias, de móveis e da decoração espalhados pela cidade.

“Um evento como este é importante, porque chama a atenção para uma luta nossa, que é fazer de BH uma cidade reconhecida pelo talento, inovação e conhecimento. Além da área técnica, há ainda a adequação e colocação de produtos da melhor maneira para que possa ser usado e se torne um instrumento de desejo. As pessoas querem um celular, por exemplo, pela utilidade, pelo design, pelas cores”, diz o presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior.

Entre as mostras e instalações, destaca-se o estande do SENAI MG, que apresenta a tecnologia de prototipagem rápida em impressora 3D e móveis confeccionados pelo Núcleo de Design engenharia de Produção do SENAI CEDETEM.

A tecnologia está a serviço da indústria em laboratórios de prototipagem mecânica e design, em unidades como a de Santa Rita do Sapucaí e a de Ipatinga, para ampliar a capacidade de inovação das indústrias e consequentemente o aumento da competitividade. “Os serviços são usados por inúmeros setores como o segmento de placas de circuito integrado, móveis e mecânica”, diz o gerente de Serviços Tecnológicos do SENAI, Ricardo Aloysio e Silva.

Quem passar pelo BH Shopping até o próximo domingo poderá conferir a impressora 3D Stratasys Objet260 Connex.  A máquina é capaz de gerar protótipos com diferentes características físicas e mecânicas em um único processo de impressão. “É uma ‘Ferrari’ das impressoras”, compara Ricardo.

A impressora permite prototipagem de alta precisão e qualidade. “Esta tecnologia gera protótipos muito próximos do produto final. São peças que podem ser usadas na indústria”, diz. Ele explica que o uso de protótipos pode encurtar o tempo entre o desenvolvimento do produto e sua chegada ao mercado, além de economia de matéria-prima. “É o momento de fazer possíveis ajustes e evitar perdas de lotes inteiros de produção”, explica.

Fonte: https://goo.gl/cNmteh