O que não fazer numa mentoria!
12 de setembro de 2016
Como se destacar como mentor
31 de outubro de 2016
Exibir tudo

Start-up Business Team Working in Office

As 3 Principais Diferenças entre Mentoria e Consultoria Empresarial

Todos precisamos de apoio, de uma opinião diferente e até de pensar um pouco fora da caixa! A sua startup ou empresa não é exceção! Se você está começando agora, precisa de um norte para o seu empreendimento e quer sentir a segurança de ter, ao seu lado, um profissional mais experiente então este é o momento ideal para procurar mentoria empresarial. Contudo, se a sua startup está a precisando de um aconselhamento específico, você precisa de uma orientação particular e só encontra segurança em gráficos e projeções, o melhor é complementar a mentoria empresarial com uma consultoria de qualidade.
Se você é empreendedor e quer que a sua startup prospere de forma coesa, organizada e com uma ampla visão de futuro, conheça já o que a mentoria empresarial pode fazer por você e como a integração da consultoria, não só é possível, como também lhe oferece inúmeras vantagens. Mentoria e consultoria podem e devem andar de mãos dadas e uma não retira, de forma alguma, o lugar da outra.

1.Mentoria oferece direcionamento. Consultoria trabalha apenas números.

Mentoria e consultoria emitem opiniões. Mesmo nos dias de hoje, ainda existem empresários ou empreendedores que apresentam reservas quanto a profissionais externos, entrarem na sua organização, tendo acesso a dados e problemas, para emitirem um parecer ou oferecerem direcionamento. Afinal quem conhece mais do próprio negócio do que o responsável por ele? Essa visão não podia ser mais errónea. Na verdade, acontece inúmeras vezes, visões viciadas ou decisões mal direcionadas por ausência de compreensão geral e abrangente do mercado que só a mentoria empresarial oferece. O mesmo acontece com o trabalho dos números. A consultoria permite uma nova abordagem em cima da estatística da empresa, abrindo portas para uma percepção diferente e quem sabe mais assertiva.

 

2.Mentoria trabalha num sentido mais amplo. Consultoria é mais específica para problemas concretos.

O mentor, devido à sua experiência, pode oferecer ao empresário uma visão ampla do mercado e do negócio específico em questão. A mentoria empresarial trabalha esse olhar global, buscando um enquadramento particular do startup num cenário completo e abrangente. Oferece opções e direcionamentos possíveis ao empreendedor. A consultoria trabalha questões específicas, cuja resolução passa, quase sempre e obrigatoriamente, por pesquisas numéricas e de valores concretos. Também, nesse caso, são oferecidas propostas de soluções e cabe à organização tomar as medidas que achar adequadas. Mentoria e consultoria empresariais podem fazer um trabalho simbiótico para obtenção de resultados mais proeminentes, buscando sucesso no curto prazo.

 

3.Mentoria é um processo continuo. Consultoria pode ser pontual.

A mentoria empresarial deve ser um serviço que a startup contrata a longo prazo, deve ser um investimento de futuro e para o futuro. Sentir que se é acompanhado por um profissional experiente, num processo continuo de crescimento mutuo e em plena sintonia deve ser uma prioridade para o budget de uma organização. Os resultados não tardarão a aparecer. Contudo, se você sente que existe um ponto que precisa ser melhorado no imediato, talvez uma força-tarefa seja a melhor opção para o seu cenário e nessa situação não hesite em contratar os serviços de uma consultoria.
Mentoria empresarial e consultoria podem e devem ser uma prioridade para a sua startup e em caso de dúvida não hesite: deixe o seu comentário!