Pablo Neruda
3 de agosto de 2016
Quando buscar uma mentoria?
29 de agosto de 2016
Exibir tudo

Close-up of pensive male hands with pen over document

4 passos para uma mentoria eficaz

Atualmente, o sucesso no Mundo corporativo não depende apenas de uma boa ideia ou captação de investidores de peso. Na verdade, tudo isso pode rapidamente cair por terra se não houver uma orientação adequada. Se, há alguns anos atrás, a procura por profissionais qualificados era a maior das preocupações no momento de constituir uma empresa, nos dias que correm essa inquietação é apenas uma gota no oceano. Atrair especialistas é muito importante, mas garantir uma mentoria empresarial consistente é essencial ao desenvolvimento de competências desses profissionais.

Uma mentoria eficaz gera um espaço organizacional favorável ao crescimento e um ambiente inspiracional, com pessoas preparadas para lidar com problemas e contrariedades.
Contudo, a mentoria empresarial deve seguir alguns passos obrigatórios para que os resultados sejam visíveis, sólidos e duradouros. Confira algumas dicas de uma mentoria eficaz!

 

1 – Ter um plano de mentoria com objetivos e estrutura bem definidos;

Apesar de a mentoria ser baseada no câmbio de experiência entre especialistas mais treinados e competentes e profissionais com menos bagagem, é fundamental que essa troca seja planejada. A ausência de planejamento pode resultar em dispersão e pouco foco nos resultados a atingir. Assim, é fundamental que mentor e mentorado saibam exatamente quais os motivos e pontos que os fizeram reunir para um processo de mentoria empresarial. É necessário que ambas as partes saibam concretamente que objetivos foram propostos e qual o plano desenhado para que as metas possam ser atingidas.
Dessa forma, a troca de experiências deve ser direcionada através de um fluxo de trabalho em que os intervenientes sempre conhecem a sua linha diretora.
Muito importante também é definir aspetos básicos como o número de pessoas intervenientes no processo, se ocorrerá individualmente ou em grupo, tempo de duração e programa.

 

2 – Mentor(es) e mentorado(s) devem promover o conhecimento mútuo e de forma profunda;

Um mentor sempre é uma pessoa com vasta experiência em áreas específicas e com amplo conhecimento do mercado. Contudo, o seu conhecimento e saber devem sempre ser aplicados de uma forma despretensiosa. Cada cliente é um cliente e cada organização é única. Os tempos mudam, os cenários econômicos também e uma mentoria eficaz só pode ser atingida com uma boa dose de humildade. Para que a mentoria empresarial renda resultados efetivos e coerentes o conhecimento profundo entre todas as partes envolvidas é essencial e devem ser usadas todas as estratégias possíveis para o alcançar.

 

3 – Treinamento dos participantes no programa de mentoria empresarial;

Numa mentoria eficaz, o processo de treinamento é decisivo. A capacitação deve ser conduzida em diversas frentes e deve servir não só para colocar todos os membros engajados com o trabalho a desenvolver, mas também para incrementar as competências necessárias ao desenvolvimento dos projetos a executar.

 

4 – Medir os resultados obtidos;

No plano diretor de mentoria empresarial devem estar estabelecidos os momentos de avaliação de resultados. A cada fase, devem ser analisadas as metas atingidas, pontos de melhoria, tópicos a desenvolver, etc. Numa mentoria eficaz, o passo-a-passo é medido, para que problemas possam ser solucionados ao longo do processo. O objetivo é chegar ao final de forma vitoriosa.
Seguindo todos os passos, o processo de mentoria só poderá comemorar vitória e não haverá espaço para fracassos. Você ainda tem dúvida que a mentoria empresarial é uma das chaves do sucesso? Deixe o seu comentário.